Se ultimamente esteve perto de um local turístico,de certo deve ter visto pessoas posando isoladamente ou com um grupo de amigos para uma câmara fixada no fim de um cabo extensível.
O tal “pau da selfie”, ou monopod selfie stick como é chamado começou por ser usado por fãs de desportos extremos, mas no último ano o seu uso explodiu, primeiramente pelas populações do Este e Sudoeste da Ásia. Mas há sinais evidentes, de que estes “selfie stick´s” vão tornar-se numa febre a nível global, graças em parte ao baixo custo dos materiais e por outro lado ao incessante “apetite” de capturar fotos de si mesmo por um ponto mais vantajoso do que aquele que o braço humano permite.
Se não é fã do conceito destes “selfies stick´s” ou até da selfie no geral, recomendamos que pare de ler por aqui . Para os curiosos sobre esta nova moda ou que até estão a considerar comprar um aparelho destes, continuem a ler.
O que são estes monopods “paus da selfie” exatamente?
O pau da selfie é um monopod (monopé) (tripé sem duas pernas) usado para tirar fotografias a uma distância maior do que aquela que o braço humano permitiria. Alguns têm comando remoto por bluethooth e outros um botão na base que permite ao usuário escolher o momento no qual quer capturar a foto.
Quem fabrica os monopods?
A maioria são marcas que provavelmente nunca ouviu falar. Fabricantes que incluem Minisuit, iPow, CamKix, Okeyn, Kootek,Mpow, and Looq. O preço de venda varia entre os 15 e 40 Euros.
Quem usa os monopods?
A nova versão do pau da selfie desenhado especificamente para funcionar com smarthphones, virou popular primeiramente entre os jovens do Sudoeste de Ásia. A Indonésia, Malásia e as Filipinas foram os primeiros a adoptar esta moda, seguidos pela Coreia do Sul e Japão.
Atualmente são bastante comuns em toda a Ásia, incluindo a Tailândia e a China e propagaram-se pelos Estados Unidos e pela Europa.
Existem cerca de 150.000 fotos no Instagram usando este aparelho.
Qual o monopod que devo comprar?
Existem três básicos :
- O stick que têm bluetooth integrado, que funciona com os Android´s e Iphone´s e tira a foto premindo um botão no comando remoto.
- O stick que se encaixa com fio onde está o buraco dos auriculares, que também permite tirar a foto ao clicar no botão na base do bastão.
- Stick´s que não trazem nenhuma função remota.
Não recomendamos esta terceira opção, dos selfie stick´s sem qualquer comando remoto porque seria necessário usar o temporizador da app do telemóvel ou um comando remoto separado que facilmente se perderia e seria inclusive mais difícil de usar tendo em conta que teríamos a outra mão a segurar o stick.
Os monopods com bluetooth incoporado são uma opção sólida, especialmente se quer tirar uma foto de muito longe sem sequer segurar o stick, ao pô-lo contra uma parede por exemplo e premindo o botão remoto.
Um ponto negativo é o facto de ser preciso tomar atenção em manter a bateria do cabo carregada com um cabo USB.
Uma ótima opção são os stick´s que usam o cabo dos auriculares. Não existe a preocupação com carregar a bateria. É uma opção com pouca tecnologia envolvida mas definitivamente funciona . Outro ponto positivo é que estes tendem a ser mais baratos que os monopods com bluetooth.
Em resumo se deseja tirar uma boa selfie, não deixe de comprar um monopod selfie stick com adaptador para telemóvel.
0