O monopod também conhecido como monopé é um indispensável acessório a juntar ao seu kit de instrumentos fotográficos.
Os monopods e os tripods (tripés) são dois importantes acessórios de fotografia que não se substituem um ao outro.
No entanto em muitas circunstâncias do dia-a-dia o monopod pode substituir os tripés, que podem ficar em casa!
O tipo de foto é que decide quando é que um monopod deve ser usado. As selfie são sem dúvida nenhuma o tipo de fotos que não dispensam a utilização de um monopod.
Quando é necessária uma certa estabilidade, mas não temos a possibilidade de carregar um tripé nem o espaço para o montar, o monopod é a solução ideal.
Existem vários monopods, mas se o seu objetivo é tirar belas selfie sozinho ou em grupo, pode escolher um destes monopods, que certamente não se vai arrepender!
Qual a diferença entre um monopod e um tripé
Um monopod é um braço (monopé) para suportar um telemóvel ou uma câmera fotográfica ou de filmar normalmente extensível. Um tripé é um conjunto de 3 pernas para suportar equipamentos de fotografia para manter a máquina fotográfica estável.
Ambos têm benefícios em diferentes tipos de senários fotográficos, um não substitui o outro, mas para quem leva a fotografia a sério tem de ter os dois um monopé e um tripé.
Abaixo apresentamos uma tabela com as principais diferenças entre um monopé e um tripé:
Monopé -> Tripé
Suporta o smartphone/câmara -> Estabiliza o smartphone/câmara
Tem apenas um braço -> Tem três pernas
Não pode ser usado sozinho -> pode ser usado sozinho
Não pode ser usado durante muito tempo -> pode ser usado por munto tempo
Leve e de fácil instalação -> Pesado e mais difícil de montar
Portátil e de muito fácil transporte -> não é portátil
Pode ser usado em espaços pequenos -> precisa de espaços amplos
Baixo preço -> mais caro
A tabela acima mosta as principais diferenças entre um monopé e um tripé. A particularidade das fotográfias que vai tirar determinam se deve usar um monopod (monopé) ou um tripod (tripé).
Os benefícios de utilizar um monopod
Muitos dos fotógrafos utilizam um tripé e um monopé no seu kit de acessórios de fotografia.
Mas os monopods têm grandes vantagens para tirar fotografias de paisagens, animais selvagens, eventos desportivos, cenas de ação, fotos de viagem, e quaisquer outros tipos de fotografias que exigem alguma estabilidade da câmera oferecendo flexibilidade e facilidade de movimento.
Os monopods são essenciais para tirar selfie sozinho ou em grupo. Outra grande aplicação dos monopods é para gravar ou fotografar concertos e festivais de música.
Um monopé é muito mais fácil de transportar do que um tripé. Um monopé é retráctil normalmente telescópico, do estilo de uma antena. No modo retratil mede cerca de 20cm para facilitar o transporte e pode extender-se até mais de um metro. Muito mais leve do que um tripé, o monopod pode andar sempre consigo para tirar fotografias instantâneas verdadeiramente memoráveis para mais tarde recordar.
Com um monopod sempre à mão e o telemovel sempre consigo, foram inventados os monopods com adaptador para telemóvel, que lhe permitem extender o seu braço para tirar as fotos que nunca conseguiu tirar!
Os monopods são de fácil utilização
É muito fácil começar a usar o monopod. Basta esticar o braço telescópico até a medida que se deseja, encaixar o telemóvel ou a câmera fotográfica e já está pronto para tirar uma selfie.
Os monopods são ótimos para tirar fotos rápidas
As fotografias rápidas são normalmente tiradas com equipamentos básicos em viagem ou com amigos.
Uma fotografia rápida é aquela que se tira para capturar um momento, uma cena sem preparação e sem ter de se carregar equipamento especial.
Um simples monopod é fácil de transportar, rápido de montar, óptimo para capturar um momento rápido.
Os monopods são usados para apoiar a câmera ou o smartphone
Um monopod é ótimo para apoiar a câmera e reduzir a trepidação da câmera. Com o uso de um monopod, um fotógrafo pode tirar imagens nítidas usando uma velocidade lenta, algo que não seria possível ao segurar a câmera ou o smartphone com a mão.
Os monopods são ideais quando se usa uma lente de 300 mm e 600 mm. Para fotografar eventos desportivos, como corridas de moto ou carros, ou para capturar imagens em movimento, como um pouso de pato num lago, um monopod oferece suporte de câmera, enquanto permite que o fotógrafo tenha liberdade de movimentos. Isto não é possível quando se utiliza um tripé.
Para uma maior estabilidade da câmera, o monopod pode ser usado contra um objeto sólido, como uma parede, árvore, ou um carro.
Os monopods são úteis para espaços pequenos
Como o monopod é uma vara extensível, é útil para espaços pequenos, com muitas pessoas, ou em terrenos irregulares onde não se pode instalar um tripé.
Um monopod pode ser colocado facilmente contra o corpo permitindo o apoio da câmera / smartphone para fotografar em locais com muitas pessoas como concertos, jogos de futebol ou feiras.
Em resumo
Um monopod é um ótimo complemento para o kit de qualquer fotógrafo.
Um monopod permite o apoio necessário para fotografia de exposição longa, cenas de ação, oferecendo flexibilidade de movimento que não é possível com um tripé.
Os Monopods são fáceis de transportar, rápido de configurar, são ótimos para fotografia rápida, ajudam a suportar a câmera, minimizar a vibração da câmera e são úteis em espaços apertados.
Os monopods popularizaram-se com as selfies, pode-se dizer que se pode tirar uma selfie sem monopod mas não é a mesma coisa.
0